Visita de estudos à Caen, na França!
Dr Daniel Labbé é referência em rejuvenescimento do pescoço e tratamento da paralisa facial.
Em 2016, tive a oportunidade de visitar o Dr Daniel Labbé, em Caen, na França.
Ex-presidente da Sociedade Francesa de Cirurgia Plástica, Labbé é uma das principais referências mundiais em reanimar (simbólica e concretamente) o sorriso de pacientes que sofreram paralisia facial.
Adicionalmente, seus estudos anatômicos se debruçaram sobre o tratamento do envelhecimento da face e do pescoço, tendo descrito inovações na técnica de lifting cervical, contemplando casos de pacientes com grandes alterações, que não obteriam bom resultado com técnicas pré-existentes.
A visita à Caen, uma cidade cheia de história, com suas construções medievais que testemunharam os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, foi extremamente enriquecedora. Não só aprendi com as diferentes cirurgias, como pude admirar o espírito aberto e inovador do Dr Daniel.
Atualmente, atuando majoritariamente em sua clínica privada, Labbé dedicou-se por muitos anos à orientação acadêmica e tinha o hábito de presentear seus novos residentes com um livro, de título Semmelweiss, escrito como tese de conclusão de curso pelo futuro poeta francês, Louis-Ferdinand Céline, que então formava-se em Medicina.
A tese versa, claro, sobre o médico húngaro Semmelweis, cujas observações acerca da febre puerperal intuíram a transmissão de germes muito antes das descobertas de Pasteur e Lister. Porém, Semmelweis teve suas pesquisas rechaçadas pelo meio médico científico de seu tempo, e morreu incompreendido.
Fico lisonjeada em também ter recebido esse presente cheio de significado das mãos do Dr Daniel, para que o livro me instigasse, assim como a seus antigos residentes, a pensar sobre a necessidade constante da observação e pesquisa, ainda que o próprio meio científico possa, eventualmente, apresentar resistência à inovação e à mudança.